Alerta ‼️
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil suspendeu a comercialização de aproximadamente 1200 cremes capilares devido a relatos de irritação nos olhos e cegueira temporária.
A razão da medida adotada pela ANVISA foi a ocorrência de efeitos adversos, como perda temporária de visão, dores de cabeça, ardência, lacrimejamento , coceira, vermelhidão e inchaço nos olhos. Segundo relatos, esses efeitos adversos ocorreram principalmente em pessoas que usaram os produtos específicos antes de nadar no mar ou em piscinas, ou mesmo ao sair na chuva.
Os produtos proibidos contêm 20% ou mais de álcoois etoxilados em suas formulações. Produtos contendo metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona já estavam proibidos. Essas substâncias, usadas como conservantes, são consideradas tóxicas para a pele e membranas mucosas, podendo causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele. Elas também têm alta toxicidade pulmonar e neurológica.
os consumidores devem verificar os rótulos dos cremes capilares para garantir que essas substâncias tóxicas não estejam presentes na formulação do produto.
O site da ANVISA contém uma lista de cremes considerados seguros e que não tiveram sua comercialização suspensa, juntamente com links para notificações de eventos adversos relatados por profissionais de saúde ou consumidores.
Ao aplicar cremes capilares é recomendada uma lavagem cuidadosa dos cabelos, incluindo inclinar a cabeça para trás para evitar o contato do produto com a área dos olhos. Em caso de contato acidental com os olhos, eles devem ser lavados com bastante água.
Se houver efeitos indesejados após o uso desses produtos, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
‼️Importante:
🔺Lavar os olhos com abundante água limpa ou solução salina (soro fisiológico 0,9%) por 5-10 minutos.
🔺Coçar a área pode piorar a condição.
🔺Leia os rótulos antes de adquirir cosméticos.